Exame de Qualificação do Mestrado

INSCRIÇÃO

– Parecer do orientador informando em qual fase o projeto se encontra;

– Indicação de banca examinadora (anexo);

– Currículo de atividades realizadas no durante o curso (disciplinas, artigos, congressos, etc.);

– Trabalho da qualificação;

– Comprovante de aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEUA, CEP-HCRP ou equivalente)

Encaminhar os documentos para o email ppg.go@usp.br

AGENDAMENTO
Verificar a disponibilidade da banca (dia e horário) e comunicar a secretaria do Programa com 7 dias de antecedência, conforme modalidades abaixo:

– Presencial (aluno e presidente presentes na Unidade)
– Híbrido (pelo menos um membro da banca na Unidade, sem a necessidade do aluno estar presente)
– Remoto (aluno, presidente e membros remotos), com necessidade de envio da justificativa de excepcionalidade.
 
EXAME
O exame constará de uma apresentação pública com duração até 50 minutos do trabalho de livre escolha, podendo ser de casuística, atualização ou revisão, relacionado ou não ao tema da dissertação. Nesta apresentação serão avaliados o conteúdo e didática do candidato.
Será aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver o conceito suficiente pela maioria dos examinadores. O conceito final (aprovado ou reprovado) será atribuído por votação entre os examinadores.


Exame de Qualificação do Doutorado e Doutorado Direto

INSCRIÇÃO

– Parecer do orientador informando em qual fase o projeto se encontra;

– Indicação de banca examinadora (anexo);

– Currículo de atividades realizadas no durante o curso (disciplinas, artigos, congressos, etc);

– Projeto com resultado parcial ou final;

– Comprovante de aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEUA, CEP-HCRP ou equivalente)

Encaminhar os documentos para o email ppg.go@usp.br

AGENDAMENTO
Para agendamento do exame: verificar a disponibilidade da banca (dia e horário) e comunicar a secretaria do Programa com 7 dias de antecedência, conforme modalidade abaixo:

– Presencial (aluno e presidente presentes na Unidade)
– Híbrido (pelo menos um membro da banca na Unidade, sem a necessidade do aluno estar presente)
– Remoto (aluno, presidente e membros remotos), com necessidade de envio da justificativa de excepcionalidade.
 

EXAME

O exame constará de uma apresentação pública com duração de até 50 minutos dos resultados da tese na sua fase IV. Nesta apresentação serão avaliados o conteúdo e didática do candidato. Será aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver o conceito suficiente pela maioria dos examinadores. O conceito final (aprovado ou reprovado) será atribuído por votação entre os examinadores.


Orientações para o formato das dissertações e teses

1.1 O trabalho final no curso de mestrado será na forma de uma dissertação e do curso de doutorado será na forma de uma tese na forma tradicional ou na forma de coletânea de artigos. Deve-se assegurar que os artigos estejam relacionados ao seu projeto de pesquisa e que sejam apresentados em uma única dissertação.

1.2 A estrutura da dissertação de mestrado e da tese de doutorado é definida pela publicação “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT)” publicado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP, disponibilizado na página do programa na Internet.

1.2.1.Formato clássico de dissertações e teses:

Deverá conter os seguintes itens:

  • Elementos pré-textuais:

– Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
– Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data;
– Ficha catalográfica;
– Agradecimento (opcional ou obrigatório no caso do autor ter recebido auxílio financeiro, parcial ou integral, de agência(s) de fomento deverá atender à legislação vigente específica de cada uma delas quanto à necessidade de se fazer referência ao apoio recebido e ao número de processo);
– Resumo em Português;
– Abstract em Inglês;
– Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas;

  • Elementos textuais:

– Introdução;
– Material e Métodos;
– Resultados;
– Discussão;
– Conclusões;
– Sugestões para trabalhos futuros;
– Bibliografia;

  • Elementos pós-textuais:

– Anexos;
– Apêndices.

 1.2.2.Formato de coletânea de artigos para teses e dissertações (aprovado pela Comissão Coordenadora do Programa em 13 de setembro de 2019):

Deverá conter os seguintes itens:

  • Elementos pré-textuais:

– Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data;
– Ficha catalográfica;
– Agradecimento (opcional ou obrigatório no caso do autor ter recebido auxílio financeiro, parcial ou integral, de agência(s) de fomento deverá atender à legislação vigente específica de cada uma delas quanto à necessidade de se fazer referência ao apoio recebido e ao número de processo);
– Resumo em Português;
– Abstract em Inglês;
– Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas;

  • Elementos textuais:

– Introdução;
– Objetivos;
– Material e Métodos Detalhados (opcional nos elementos textuais, poderá ser inserido nos apêndices);
– Resultados: documentos publicados e/ou a publicar, como: o(s) artigo(s) propriamente dito(s), capítulo(s) de livro(s), livro(s) com os dados referentes à publicação e/ou submissão, COM O COMPROVANTE DE SUBMISSÃO OU A CARTA DE ACEITE DO ARTIGO;
– Discussão (aplicável aos casos em que haja dois ou mais documentos e não obrigatória em casos de apenas um documento);

  • Elementos pós-textuais:

– Conclusão;
– Anexo (Material e Métodos Detalhados e outros);
– Referências

1.3. Informações complementares:

– No caso de documento já publicado, o aluno deverá anexar a autorização da Editora para a sua inclusão na dissertação/tese.
– O(s) documento(s) publicado(s) ou a publicar deve(m) ser em revistas científicas ou anais de congressos sujeitos a arbitragem, escritos no idioma exigido pelo veículo de divulgação, com Qualis Referência de no mínimo A4.
– A dissertação ou tese cujos conteúdos versarem sobre pesquisa envolvendo seres humanos, animais, biossegurança e patrimônio genético, deverá ser apresentado nos anexos os respectivos documentos de aprovação obtidos nas instâncias competentes (Comitês de Ética ou similares)


Resguardo de Dissertações e Teses

De acordo com a Resolução 7493/2018 e a Resolução CoPGr 7569/2018, a Dissertação ou Tese será incorporada, tanto à Biblioteca da Unidade quanto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, pela Secretaria de Pós-Graduação da Unidade.

O aluno que tiver interesse em resguardar patentes, direitos autorais e outros direitos, próprios ou alheios, relativos ao seu trabalho, poderá solicitar à Comissão de Pós-Graduação (CPG) de sua Unidade, mediante requerimento devidamente justificado e anuência de seu orientador, a manutenção, em acervo reservado, da versão integral de sua Dissertação ou Tese na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

O pedido deverá ser entregue com a anuência do orientador do aluno no momento do depósito da Dissertação e Tese.

Em caso de deferimento do pedido pela CPG, o aluno deverá entregar a versão eletrônica completa de sua Dissertação ou Tese, acompanhada de uma versão simplificada que contenha apenas o título e o resumo do trabalho. A versão completa permanecerá em acervo reservado pelo prazo de até 02 (dois) anos, durante o qual a versão simplificada ficará disponibilizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Transcorrido o prazo solicitado, o aluno poderá solicitar novamente a manutenção da versão completa do trabalho em acervo reservado, por novo período de até 02 (dois) anos, findo o qual a sua Dissertação ou Tese passará a ser disponibilizada integralmente na Biblioteca da Unidade e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Ultrapassado o prazo máximo de 04 (quatro) anos, em casos excepcionais, devidamente justificados, a fim de resguardar direitos de terceiros ou propriedade intelectual de interesse da Universidade, a CPG poderá deferir a prorrogação da retenção da Dissertação ou Tese em acervo reservado por novos períodos de 02 (dois) anos desde que haja parecer prévio favorável da Agência USP de Inovação quando houver questão afeta à inovação tecnológica. Para fins de aplicação do previsto, não se consideram casos excepcionais os relacionados a direitos próprios do aluno ou de terceiros oriundos de interesses comerciais relacionados à eventual publicação da Dissertação ou Tese.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Pós-Graduação.

Formulário de Solicitação de Resguardo [clique aqui]


Entrega da Versão Definitiva do Mestrado (Depósito)

1º Passo: a sugestão de banca examinadora deverá ser aprovada antes da realização do depósito digital. Portanto, verifique o seu prazo final de depósito na ficha do aluno no Sistema Janus e observe qual data da reunião da CCP a banca deverá ser enviada para a aprovação. Segue o calendário.

– Formulário de Indicação de Banca Examinadora [Regimento nº 6542 de 2013][Regimento nº 7.493 de 2018].

O formulário de indicação da banca, deverá ser encaminhado por email ao Programa. Após a aprovação da banca, o Programa devolverá um documento final que será utilizado no processo de depósito digital.

2º Passo: este passo é de exclusiva responsabilidade do aluno e deve ser realizado com 48 horas de antecedência do seu prazo final, devendo se atentar principalmente para as normas da confecção das dissertações e teses, conforme orientações contidas nesta página.

O depósito será digital e a submissão é no sistema Janus, portanto, antes de iniciar o preenchimento, leia com atenção as orientações contidas nesta página e inicie a preparação dos documentos abaixo:

– cópia do trabalho na versão final em PDF;

– parecer do orientador referente ao trabalho informando que o candidato está apto para defesa;

– Comprovante de submissão do artigo em revista com Qualis Referência de no mínimo A4;

– 1 exemplar impresso em capa dura (somente para alunos matriculados no Regimento nº 6542).


Entrega da Versão Definitiva do Doutorado ou Doutorado Direto (Depósito)

1º Passo: a sugestão de banca examinadora deverá ser aprovada antes da realização do depósito digital. Portanto, verifique o seu prazo final de depósito na ficha do aluno no Sistema Janus e observe qual data da reunião da CCP a banca deverá ser enviada para a aprovação. Segue o calendário.

– Formulário de Indicação de Banca Examinadora [Regimento nº 6542 de 2013][Regimento nº 7.493 de 2018].

O formulário de indicação da banca, deve ser encaminhado por email ao Programa. Após a aprovação da banca, o Programa devolverá um documento final que será utilizado no processo de depósito digital.

2º Passo: este passo é de exclusiva responsabilidade do aluno e deve ser realizado com 48 horas de antecedência do seu prazo final, devendo se atentar principalmente para as normas da confecção das dissertações e teses, conforme orientações contidas nesta página.

O depósito será digital e a submissão é no sistema Janus, portanto, antes de iniciar o preenchimento, leia com atenção as orientações contidas nesta página e inicie a preparação dos documentos abaixo:

– cópia do trabalho na versão final em PDF;

– parecer do orientador referente ao trabalho informando que o candidato está apto para defesa;

– Comprovante de submissão do artigo em revista com Qualis Referência de no mínimo A4;

– 1 exemplar impresso em capa dura (somente para alunos matriculados no Regimento nº 6542). 


Agendamento da Defesa de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto

– Orientações para Confecção de Material de divulgação das dissertações e teses em mídia social (obrigatório);

– Formulário de Informações de Egressos (obrigatório);

– Formulário de Oficialização de Defesa.

– Comunicar o Programa o dia e horário da defesa para o agendamento da sala.

– O formulário deverá ser entregue na Secretaria do Programa com antecedência de 8 dias úteis ou na Seção de Pós-graduação das 9h às 12h e das 13h às 16h com a antecedência de 7 dias úteis antes da defesa, não contar o dia da defesa e feriados.

– O trabalho será enviado para os membros da banca pela Seção de Pós-graduação através de email. Caso o membro da banca solicite a versão impressa, o aluno deverá se responsabilizar pelo envio.


Modalidade de Defesa: 

– Presencial (aluno, presidente e banca presencialmente na unidade)
– Híbrido  (aluno e presidente presentes na Unidade)

– Remoto (aluno, presidente e membros remotos), com necessidade de envio da justificativa de excepcionalidade.


Normas para o julgamento de dissertações e teses:

1. A defesa será realizada em sessão pública na qual o candidato fará uma síntese de seu trabalho no tempo máximo de 60 (sessenta) minutos, seguida de arguição individual pelos Membros da Comissão Julgadora;
2. A sessão de defesa de mestrado não deve exceder 3 horas de duração e a de doutorado não deve exceder 5 horas de duração;
3. Encerrada a arguição, a Comissão Julgadora reunir-se-á em sessão secreta na qual cada examinador expressará seu julgamento, considerando o candidato aprovado ou reprovado. Cada examinador que expressar pela reprovação do candidato apresentará seu parecer, que será anexado ao relatório da Comissão Julgadora (ata);
4. O resultado será divulgado publicamente pela Comissão Julgadora, considerando-se habilitado o candidato que for aprovado pela maioria dos examinadores e
5. O relatório da Comissão Julgadora será submetido à Comissão de Pós-Graduação (CPG) para homologação.
6. O título utilizado no exemplar do trabalho no momento do depósito NÃO PODERÁ SER ALTERADO, exceto em casos de erros de ortografia ou digitação.


Sessão Fechada de defesa de Dissertação ou Tese

De acordo com a Resolução 7570/2018, o julgamento das Dissertações e Teses será feito em sessão pública de defesa, ressalvados os casos de sigilo decorrente de previsão legal. A realização de sessão fechada de defesa de Dissertação ou Tese será autorizada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) a fim de resguardar patentes ou sigilo industrial relacionados ao trabalho. O requerimento devidamente justificado será apresentado à CPG pelo aluno, com anuência de seu orientador, com antecedência mínima de 60 dias em relação ao depósito. Para outras informações, clique aqui.


Versão Corrigida da Dissertação e Tese

É permitida a critério do orientador e do orientado, a correção da tese ou dissertação aprovada, de modo a valorizar a participação dos membros das comissões julgadoras, que poderão sugerir alterações que melhorem a qualidade dos documentos publicados. O prazo máximo para a entrega da versão corrigida é de 60 dias a contar da data da defesa. Para verificar os itens necessários, clique aqui.

Atualizado em 01/09/2022