Orientadores Credenciados

PROFA. DRA. ALESSANDRA CRISTINA MARCOLIN

Docente Específico

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (1996), Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Tocoginecologia pela Universidade de São Paulo. Doutorado no Harris Birthright Research Centre (Kings College Hospital, Londres, Inglaterra, 2006 – 2007), sob a orientação do Prof. Kypros Nicolaides. Livre Docência em 2019. Atualmente é Docente em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa do Setor de Obstetrícia do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (DGO) da FMRP-USP e vice-chefe desse departamento. Atua como coordenadora do Setor de Medicina Fetal do Hospital das Clínicas da FMRP-USP e é Preceptora da Residência Médica neste setor. Além disso, é coordenadora de duas disciplinas ministradas pelo DGO aos alunos do curso de Medicina: RCG 0442 (Treinamento em Serviço, 4 ano) e RCG 0604 (Estágio em Saúde da Mulher II, 6 ano), de disciplinas do eixo de Humanismo e Profissionalismo e de disciplinas da Comissão Coordenadora do Curso de Medicina (COC-Medicina) relacionadas à avaliação terminal do estudante de Medicina. Membro do Núcleo de Avaliação Institucional da FMRP-USP. Membro do Núcleo de Apoio ao Teste de Progresso para Medicina (NATEPROM). Presidente da COC-Medicina e membro da Comissão de Graduação da FMRP-USP. Ultrassonografista certificada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, pela Fetal Medicine Foundation (Londres) e pela FEBRASGO (Especialista em Medicina Fetal). Vice-presidente da Comissão Nacional Especializada de Medicina Fetal. Atua em gestação de alto risco, ultrassonografia, medicina fetal e ensino médico.

Linha de pesquisa:

  1. Padrões morfológicos e funcionais do desenvolvimento fetal e das adaptações maternas à gravidez.
  2. Farmacocinética, metabolismo e transferência placentária de drogas durante a gestação.

PROFA. DRA. ANA CAROLINA JAPUR DE SÁ ROSA E SILVA

Docente Pleno

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Ginecologia e Obstetrícia pelo Programa de pós graduação do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado também pelo mesmo programa em 2004. Realizou o pós-doutorado no Instituto Valenciano de Infertilidade em Valência – Espanha em 2005 e, posteriormente, novo Pós-doutorado no Departament of Obstetrics, Gynecology and Reproductive Sciences of Yale University em 2017-2018, ambos na área de Reprodução Humana. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP – setor de Reprodução Humana e atua como referee para as revistas Fertility and Sterility, International Journal of Obstetrics and Gynecology, Journal of Assisted Reproduction and Genetics, Reprodução Climatério, Revista Femina e RBGO- Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Tem experiência na área de Reprodução Humana, Ginecologia Endócrina e Ginecologia Infanto-puberal, atuando em todas elas, mas pesquisa mais ativamente no campo da preservação de fertilidade, criobiologia e maturação in vitro de oócitos e folículos ovarianos isolados a partir de tecido ovariano e doenças endometriais associadas à infertilidade e receptividade endometrial. Orientadora do Programa de Pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia do Depto de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP (avaliação CAPES Nota=7), Vice-presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) de Ginecologia Endócrina da FEBRASGO e Vice-presidente (ginecologia) da Comissão Nacional do TEGO . CNTEGO/FEBRASGO. Especialista em Reprodução Assistida pela FEBRASGO (ano de obtenção 2016- por notório saber). 

Linha de pesquisa:

  1. Aspectos ambientais, psíquicos, anatômicos, hormonais e moleculares da resposta sexual humana.
  2. Infertilidade: mecanismos etiopatogênicos, fatores prognósticos, propedêutica e intervenções diagnósticas terapêuticas.
  3. Mecanismos envolvidos no processo ovulatório e suas disfunções: etiopatogenia, aspectos clínicos, metabólicos, moleculares, diagnósticos e terapêuticas.

PROFA. DRA. CAROLINA SALES VIEIRA MACEDO

Docente Pleno

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia com subespecialização em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) – USP (2003). Realizou mestrado (2004) e doutorado (2006) em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. É livre-docente pela FMRP-USP (2014). Pós-doutorado em contracepção no Population Council, Nova York (2017). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP. A principal linha de pesquisa é em contracepção. Membro do Guideline Steering Group for World Health Organization?s Family Planning Guidance. Produtividade em pesquisa nível 1D pelo CPNQ

Linha de pesquisa:

  1. Planejamento reprodutivo: aspectos epidemiológicos, psicossociais, clínicos e laboratoriais.

PROF. DR. CONRADO MILANI COUTINHO

Docente Específico

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001). Residência em Ginecologia e Obstetrícia e Especialização em Medicina Fetal no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP). Mestrado e Doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela FMRP-USP (2008 e 2015). Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Áreas de atuação em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Fetal pela FEBRASGO. Pós-doutorado na Unidade de Medicina Fetal da St. George’s University Hospital NHS Trust, Londres, Reino Unido (2019-2020).

Linha de pesquisa:

  1. Padrões morfológicos e funcionais do desenvolvimento fetal e das adaptações maternas à gravidez.

PROF. DR. DANIEL GUIMARÃES TIEZZI

Docente Pleno

Possui Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995) e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC – Ribeirão Preto. Possuo Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (2002 e 2007). Realizou Estágio de Doutorado pela Capes na Fox Chase Cancer Center no Breast Cancer Research Laboratory (Philadelphia, PA, EUA) na área de Biologia Molecular em 2006 e foi Pesquisador Visitante do Cancer Research UK na Universidade de Cambridge (2015-2016). Atualmente é Professor Associado Livre-Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa. Especialista em Oncologia Clínica e Mastologia. Atua principalmente nos seguintes temas: câncer de mama e biologia molecular do câncer, em especial, na análise de dados moleculares e genômicos em larga escala incluíndo análise de microarray e sequenciamento de RNA e DNA.

Linha de pesquisa:

  1. Aspectos epidemiológicos, moleculares, clínicos e cirúrgicos envolvidos no prognóstico das neoplasias ginecológicas e da mama.

PROFA. DRA. ELAINE CHRISTINE DANTAS MOISÉS

Docente Pleno

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), Mestrado (2004), Doutorado (2008) e Livre-Docência (2020) em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Professora Associada e Livre-Docente do Setor de Obstetrícia do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP, Coordenadora do ambulatório de Endocrinopatias em Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP), Diretora Geral do Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-MATER (CRSMRP-MATER), Presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) Hiperglicemia em Gestação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Atua principalmente nos seguintes temas: Assistência obstétrica, Gestação de Alto Risco, Bioética, Farmacocinética de drogas em gestantes, Transferência placentária de drogas, Morbidade materna grave e mortalidade materna, Emergências Obstétricas, Hiperglicemia em gestação.

Linha de pesquisa:

  1. Padrões morfológicos e funcionais do desenvolvimento fetal e das adaptações maternas à gravidez.
  2. Farmacocinética, metabolismo e transferência placentária de drogas durante a gestação.

PROF. DR. FABRÍCIO DA SILVA COSTA

Docente Pleno

Professor Fabricio Costa, MD, MSc, FRANZCOG, DDU, COGU (AU), PhD (BR), Dip Fetal Medicine (UK) é Consultor da Unidade de Medicina Materno-Fetal do Gold Coast University Hospital e Professor de Obstetrícia e Ginecologia da Griffith Universidade. O programa integrado de pesquisa perinatal da Fabricio abrange pesquisas de descoberta baseadas em laboratório, ensaios clínicos, ciência de implementação e política de saúde. Os atuais interesses de pesquisa de Fabricio concentram-se no uso do ultrassom no primeiro trimestre para prever riscos de resultados adversos da gravidez, o impacto da aspirina em baixas doses na função trofoblástica na pré-eclâmpsia e na aplicação clínica de testes de DNA fetal livre de células para anomalias cromossômicas. Fabricio é líder nacional na adaptação, validação e implementação clínica da Tommy’s Clinical Decision Tool na Austrália. Esta iniciativa é uma parceria com o Centro Nacional Tommy para Melhoria da Maternidade do Reino Unido. Fabricio tem mais de 220 publicações revisadas por pares até o momento.

Linha de pesquisa:

  1. Padrões morfológicos e funcionais do desenvolvimento fetal e das adaptações maternas à gravidez.
  2. Infertilidade: mecanismos etiopatogênicos, fatores prognósticos, propedêutica e intervenções diagnósticas terapêuticas.

PROF. DR. FRANCISCO JOSÉ CÂNDIDO DOS REIS

Docente Pleno

Natural de Santa Rosa de Viterbo-SP. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) em 1989. Cursou Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1991-1993) e em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (1993-1996). É Mestre (1997) e Doutor (1999) em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Brigham and Womens Hospital na Harvard Medical School em Boston (2004-2005) e foi pesquisador visitante no Centre for Cancer Genetic Epidemiology na Universidade de Cambridge no Reino Unido (2013-2015). É professor titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP. Foi Presidente da Comissão de Graduação da FMRP-USP (2008-2012), Coordenador do Programa de pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP (2017 – 2019) e Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP (2019 – 2021). Desenvolve ensino, pesquisa e extensão em Ginecologia e Obstetrícia com ênfase nos temas: ginecologia oncológica, mastologia, cirurgia minimamente invasiva e educação médica.

Linha de pesquisa:

  1. Aspectos epidemiológicos, moleculares, clínicos e cirúrgicos envolvidos no prognóstico das neoplasias ginecológicas e da mama.

PROF. DR. GERALDO DUARTE

Docente Pleno

Graduado em Medicina e Cirurgia na Universidade Federal de Uberlândia em 1978 e concluiu a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) em 1981. Sua carreira acadêmica foi construída no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP, concluindo o Mestrado em 1983, o Doutorado em 1988, Professor Associado/Livre-Docência em 1993 e a obtenção do Título de Professor Titular em 2004. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, onde desenvolve suas atividades de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa, extensão e cultura. Grande parte da sua pesquisa é desenvolvida em parceria com pesquisadores das várias Unidades da USP, com pesquisadores de outras universidades brasileiras e pesquisadores de fora do país. Estas pesquisas são desenvolvidas de acordo com os objetivos de quatro grandes linhas de pesquisa apresentadas a seguir: 1) Transmissão vertical das infecções bacterianas, viróticas e parasitárias; 2) Farmacocinética, metabolismo, transferência placentária e efeitos de drogas durante a gravidez; 3) Vacinas em gestantes e, 4) Padrões morfológicos e funcionais do desenvolvimento fetal e das adaptações maternas à gravidez, orgânicas e comportamentais.

Linha de pesquisa:

  1. Padrões morfológicos e funcionais do desenvolvimento fetal e das adaptações maternas à gravidez.
  2. Farmacocinética, metabolismo e transferência placentária de drogas durante a gestação.
  3. Aspectos epidemiológicos, clínicos, laboratoriais e biomoleculares das infecções em ginecologia e obstetrícia.

PROF. DR. HELIO HUMBERTO ANGOTTI CARRARA

Docente Pleno

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1980), Mestrado em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1991), e Doutorado em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Tocoginecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de mama, breast cancer, câncer ginecológico, neutropenia febril e quimioterapia.

Linha de pesquisa:

  1. Aspectos epidemiológicos, moleculares, clínicos e cirúrgicos envolvidos no prognóstico das neoplasias ginecológicas e da mama.

PROFA. DRA. JULIANA MEOLA LOVATO

Docente Pleno

Professora Doutora junto ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP/USP), em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (2018-atual). Graduada Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1996-2000). Mestrado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Doutora em Ciências (ênfase em Genética) pelo Departamento de Genética da FMRP-USP (2008). Foi Professora visitante na Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal do Curso de Ciências Biológicas (2005-2008). Pós- doutorado em Biologia da Reprodução pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP (FAPESP 2008-2011; INCT/CAPES 2011-2013). Jovem pesquisadora FAPESP junto ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (2014-2017). Pesquisadora colaboradora junto ao Departamento de Genética e Department of Pathology and Molecular Medicine at Queen’s University in Endometriosis genome research (2011 – atual). Pesquisadora associada do Instituto de Ciência e Tecnologia em Hormônios e Saúde da Mulher (INCT/Hormona – CHAMADA INCT MCTI/CNPq/CAPES/FAPs numero 16/2014), coordenado por Poli Mara Spritzer, Rui A Ferriani, Fernando Marcos dos Reis e Luis Bahamondes. Pesquisadora colaboradora no WERF Endometriosis Phenome and Biobanking Harmonisation Project (EPHect), pelo Centro de Ribeirão Preto coordenado por Omero Poli-Neto. Tem experiência na área de Biologia Molecular, com ênfase em Diagnóstico Molecular e pesquisa básica em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas genética da reprodução e endometriose.

Linha de pesquisa:

  1. Identificação de fatores etiológicos e fisiopatológicos associados à dor pélvica e à endometriose, e desenvolvimento de estratégias para prevenção, diagnóstico e tratamento dessas condições em mulheres.

PROF. DR. JÚLIO CESAR ROSA E SILVA

Docente Pleno

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1996), Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Mestrado, Doutorado e Livre-docência em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado (A3) e Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo com atuação no Setor de Cirurgia Ginecológica. Presidente da Comissão Nacional Especializada em Endometriose da FEBRASGO. Diretor de Ensino da Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE). Visiting Associate Professor na Yale School of Medicine. Research Fellow no Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI-Espanha). Revisor ad-hoc, membro do Corpo Editorial ou Editor Associado de importantes revistas científicas nacionais e internacionais – Expert Reviews of Gynecology and Obstetrics, Gynecological Endocrinology, European Journal of Obstetrics, Gynecology, and Reproductive Biology, Fertility and Sterility, International Journal of Obstetrics and Gynecology, Reproductive Sciences, Journal of Womens Health, International Journal of Fertility and Sterility, Pain Research and Treatment, Histology and Histopathology, Clinics, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Case Reports in Obstetrics and Gynecology, Womens Health, Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial e Reprodução & Climatério e do CNPq, CAPES e FAPESP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: Endometriose, Endoscopia Ginecológica, Algia Pélvica Crônica, Reprodução Humana e Infertilidade.

Linha de pesquisa:

  1. Identificação de fatores etiológicos e fisiopatológicos associados à dor pélvica e à endometriose, e desenvolvimento de estratégias para prevenção, diagnóstico e tratamento dessas condições em mulheres.

PROFA. DRA. LUCIA ALVES DA SILVA LARA

Docente Pleno

Médica Ginecologista e Obstetra, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Mestrado e Doutorado realizados no período de 2007 a 2010 em tocoginecologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), com Titulo de Especialista em Sexualidade Humana pela SBRASH e Título na área de atuação em Sexologia e Reprodução Humana pela FEBRASGO. Docente do programa de Pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, e formação em Terapia Cognitiva Sexual. Médica Assistente do Setor de Reprodução Humana da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Coordenadora do Serviço de Saúde Sexual (Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana e Ambulatório de Incongruência de Gênero) do setor de Reprodução Humana do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP/USP. Coordenadora da Residência de Sexologia do DGOFMRP/USP. Atuei como coordenadora da Ginecologia e Obstetrícia na Unidade de Saúde da Família/DGOFMRP/USP. Presidente da Comissão de Sexologia da FEBRASGO de 2016 a 2023. Vice-Presidente da Comissão de Sexologia da FEBRASGO vigente. Membro da comissão responsável pelo Projeto «linha de cuidado em sexualidade humana» do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto/SP. Pesquisadora e orientadora de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado nas linhas de pesquisa: 1-Aspectos ambientais, psíquicos, anatômicos, hormonais e moleculares da resposta sexual humana, 2- Interações Metabólicas, Moleculares e Imunológicas dos Esteróides Sexuais e SERMs (Selective Estrogen Receptor Modulator). Membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo. Membro da International Society for Sexual Medicine. Membro da International Society for Sexual Health. Membro do corpo editorial da Revista RBGO Gynecology Obstetrics. Membro do corpo editorial da revista Archives of Human Reproduction e da revista Clinical Nursing Studies. Associated Editor for the Journal of Sexual Medicine

Linha de pesquisa:

  1. Aspectos ambientais, psiquicos, anatômicos, hormonais e moleculares da resposta sexual humana.

PROF. DR. OMÉRO BENEDICTO POLI NÉTTO

Docente Pleno

Graduado em Medicina, especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia, concluiu o doutorado em 2003. Também é cientista de dados com MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Atualmente é Professor Associado do Depto de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP e tem bolsa de produtividade em pesquisa pelo CNPq (PQ-2). É coordenador do Biobanco do Depto de Ginecologia e Obstetrícia e do Biobanco da FMRP-USP. É vice-coordenador do Programa de Pós Graduação do Depto de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP e responsável técnico do Centro Medico Social e Comunitário da Vila Lobato. É assessor clínico do Hospital das Clínicas (HC) da FMRP-USP no serviço de videoendoscopia ginecológica e dor pélvica crônica e líder do Laboratório de Ciência de Dados Translacional, além de membro da Comissão de Ética em Pesquisa do HCFMRP-USP. Tem como principal foco de interesse científico a pesquisa epidemiológica em saúde da mulher, particularmente dor pélvica crônica, dismenorreia e endometriose. Sua ênfase atual é em ciência de dados e biologia/epidemiologia computacional aplicada a esses temas. É membro da International Association for the Study of Pain, da Sociedade Brasileira de Endometriose e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Linha de pesquisa:

  1. Identificação de fatores etiológicos e fisiopatológicos associados à dor pélvica e à endometriose, e desenvolvimento de estratégias para prevenção, diagnóstico e tratamento dessas condições em mulheres.

PROFA. DRA. PAULA ANDRÉA DE ALBUQUERQUE SALLES NAVARRO

Docente Pleno

Professora Associada da FMRP-USP (Setor de Reprodução Humana, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia), Presidente do Comitê de Integridade Científica e Boas Práticas em Pesquisa da FMRP-USP, Diretora do Laboratório de Reprodução Assistida, Vice-Coordenadora do Centro de Reprodução Humana, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP, Presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH, biênio 2023 a 2025), Membro da Câmara Técnica de Reprodução Assistida do Conselho Federal de Medicina e Membro da Comissão Nacional Especializada (CNE) de Reprodução Assistida da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia/CNPq – Hormônios e Saúde da Mulher, consultora Ad Hoc da FAPESP, CNPq e CAPES. Editora Chefe da Human Reproduction Archives, Editora Associada da Reproductive Sciences e da Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Membro do Corpo Editorial do Journal of Assisted Reproduction and Genetics e parecerista Ad Hoc de várias revistas científicas de elevado impacto. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP; 1995), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP-USP; 1999); mestrado (2000), Research Fellow em Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade, Women and Infants Hospital, Brown University e Laboratory for Reproductive Medicine, Marine Biological Laboratory (2001-2002) e Doutorado (2003) em Ciências da Saúde, Área Ginecologia e Obstetrícia, FMRP-USP. Pós-doutorado junto a New York University (2016-2017). Seus principais interesses de pesquisa incluem: Compreensão dos mecanismos etiopatogênicos da infertilidade relacionada à endometriose e outros fatores de infertilidade; Melhora da eficiência das técnicas de reprodução assistida; Avaliar a eficiência e segurança de novas estratégias (adds on) nos procedimentos de reprodução assistida; Aperfeiçoamento de estratégias de preservação da fertilidade, especialmente congelamento de oócitos; Melhora do acesso ao tratamento da infertilidade. 

Linha de pesquisa:

  1. Infertilidade: mecanismos etiopatogênicos, fatores prognósticos, propedêutica e intervenções diagnósticas terapêuticas.

PROF. DR. RICARDO DE CAVALHO CAVALLI

Docente Pleno

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 1997, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP em 2000. Mestrado em 2001 e Doutorado em 2002 em Ginecologia e Obstetrícia na FMRP-USP e Pós-Doutorado no Beth Israel Deaconess Medical Center na Harvard Medical School em Boston de 2013-2014. Professor Associado do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP desde 2011 e a partir de 2019 atuando como Professor Titular deste Departamento. Membro da Rede Brasileira sobre Estudos da Hipertensão na Gravidez (RBEHG). Superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, a partir de janeiro/2023. Coordenador da Medicina III na CAPES. Tem experiência clínica e desenvolve pesquisa científica na área de Obstetrícia com ênfase Gestação de Alto Risco, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacocinética e Transferência Placentária na Gestação, Hipertensão na Gestação, Avaliação da Vitalidade Fetal, Ultrassonografia e Medicina Fetal.

Linha de pesquisa:

  1. Padrões morfológicos e funcionais do desenvolvimento fetal e das adaptações maternas à gravidez.
  2. Farmacocinética, metabolismo e transferência placentária de drogas durante a gestação.

PROFA. DRA. ROSANA MARIA DOS REIS

Docente Pleno

Professora Associada 3 – livre docente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (DGO) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 1B. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da UFTM. Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Tocoginecologia do DGO da FMRP-USP. Pós-doutorado no OB-GYN Department na University of South Florida. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, de Habilitação em Histeroscopia e em Laparoscopia e Certificado de Atuação em Reprodução Humana pela FEBRASGO. Presidente da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia Infanto-Puberal da FEBRASGO, Diretora de eventos da SOGESP Regional Ribeirão Preto. Atualmente é Coordenadora da Comissão de Ensino do DGO. Na FMRP-USP é membro da Congregação, Coordenadora da Comissão de Corpo Docente, membro da Comissão de Graduação e da Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-PAE. No Hospital das Clínicas da FMRP-USP é Coordenadora das Atividades Clínicas do Centro de Reprodução Humana e Preceptora da Residência Médica Especializada em Reprodução Assistida/Humana. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reprodução Humana, com atuação nos seguintes temas: síndrome dos ovários policísticos, infertilidade conjugal, reprodução assistida – fertilização in vitro, endometriose, telômero e reprodução humana e ginecologia na infância e adolescência.

Linha de pesquisa:

  1. Infertilidade: mecanismos etiopatogênicos, fatores prognósticos, propedêutica e intervenções diagnósticas terapêuticas.
  2. Mecanismos envolvidos no processo ovulatório e suas disfunções: etiopatogenia, aspectos clínicos, metabólicos, moleculares, diagnósticos e terapêuticas.

PROFA. DRA. ROSEKEILA SIMÕES NOMELINI

Docente Específico

Possui graduação em Medicina (2000), Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia e em Mastologia e Oncologia Ginecológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. É mestre e doutora em Patologia Ginecológica. É Professora Associada da UFTM e líder do Grupo de Pesquisa em Ciências Aplicadas à Mulher cadastrado no CNPq. Iniciou a carreira docente em 2003 como professora da Disciplina de Ginecologia e Obstetrícia. É Coordenadora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Chefe da Unidade de Saúde da Mulher e responsável pela Subunidade de Oncologia Ginecológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Ministra aulas e cursos na graduação de Medicina, Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia, e na pós-graduação stricto-sensu, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É supervisora da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia, e da Residência Médica de Mastologia. É bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq. Já exerceu cargos administrativos de Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Substituta, Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu, Preceptora Organizadora do Programa da Área de Atuação em Medicina Fetal, Gerente de Atenção à Saúde do Hospital de Clínicas da UFTM, Diretora Técnica do Hospital de Clínicas da UFTM, Superintendente Substituta do HC/UFTM, dentre outros, e é membro de diversas comissões e colegiados na UFTM. Tem sido revisora de dezenas de revistas científicas como Plos One, Mediators of Inflammation, International Journal of Gynecological Cancer, Gynecologic Oncology… Tem mais de 100 publicações, sendo mais de 60 em revistas científicas e 17 capítulos de livros (sendo vários capítulos internacionais). Tem 8 orientações de mestrado e 3 de doutorado concluídas, várias orientações de trabalhos de conclusão de residência médica e iniciação científica, e orientações de mestrados e doutorados em andamento. Possui parceria nacional: Colaboração em Grupo de Oncologia Ginecológica do Brasil, grupo iniciado pelo ICESP, trabalhando no estudo clínico: Retardo para a realização da cirurgia em pacientes submetidas a Quimioterapia Neoadjuvante em Câncer de Ovário. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFTM e do Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da USP/Ribeirão Preto. Possui experiência em Medicina com ênfase em Oncologia Ginecológica e Mastologia. Linha de pesquisa voltada para neoplasias ginecológicas e de mama, estudando diagnóstico, prognóstico, sobrevida e imunologia, com ênfase para neoplasias de ovário.

Linha de pesquisa:

  1. Aspectos epidemiológicos, moleculares, clínicos e cirúrgicos envolvidos no prognóstico das neoplasias ginecológicas e da mama.

PROFA. DRA. SILVANA MARIA QUINTANA

Docente Pleno

Graduou-se em Medicina em 1987 pela Universidade Federal de Santa Maria e realizou Residência em Ginecologia e Obstetrícia nesta Universidade. Com o objetivo de seguir a carreira acadêmica obteve os Títulos de Mestre (1993) e Doutor (1997) em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP USP). Ingressou na carreira como docente desta Faculdade em 2005. Em maio de 2011 obteve o Título de livre docente – Professor Associado da FMRP USP. Participa ativamente de diversas sociedades científicas como Coordenadora Científica da SOGESP e membro da Comissão Especializada de Patologia do Trato Genital Inferior da FEBRASGO) Consultora Ad HOC da Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino de São Paulo (FAPESP), membro do Conselho Editorial da Revista Femina e Editora Associada da Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (RBGO). É orientadora plena do Programa de Pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia da FMRP USP desde 2008 (CAPES 7). Importante atuação como Diretora Geral do Centro de Referência da Saúde da Mulher-Mater no período de 2009 a 2013. Pós-doutorado na Weill Cornell Medicine em Nova Iorque, EUA no período de 2015-2016. Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRPUSP nos anos de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestação de alto risco, transmissão vertical de doenças infecciosas e parasitárias, Infecção pelo HIV/aids e infecção pelo Papilomavírus humano (HPV).

Linha de pesquisa:

  1. Padrões morfológicos e funcionais do desenvolvimento fetal e das adaptações maternas à gravidez.
  2.  Aspectos epidemiológicos, clínicos, laboratoriais e biomoleculares das infecções em ginecologia e obstetrícia.

Atualizado em 14/06/2024