Nota oficial de posicionamento sobre a Campanha Outubro Rosa

Devido à grande importância e visibilidade da Campanha Outubro Rosa, o Professor Doutor Daniel Guimarães Tiezzi, docente pleno do PPG-GO, fez um posicionamento sobre está importante temática.

PROF. DR. DANIEL GUIMARÃES TIEZZI

“O câncer de mama é a neoplasia maligna que mais afeta as mulheres em todo o mundo. Para se ter uma ideia, estima-se que no Brasil, 7 em cada 100 mulheres que vivem uma vida plena são diagnosticadas com a doença em algum momento de sua vida. Felizmente, a letalidade, ou o risco de morte pela doença, é baixo, em especial quando a doença é diagnosticada em estágio iniciais. Desta forma, ter a consciência de que, se você é uma pessoa que vai ser diagnosticada com a doença, é importantíssimo que a detecção ocorra o mais cedo possível.

Como o câncer de mama pode ser detectado precocemente? Atualmente, existem exames de rastreamento que tem a capacidade de detectar a lesão antes que a pessoa ou o seu médico note qualquer alteração na mama. O exame preconizado para o rastreamento é a mamografia.

No Brasil o programa de rastreamento do câncer de mama não está bem implementado e os dados mostram claramente que ele não funciona bem. Um estudo realizado por nós do Setor de Mastologia do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP demonstrou que a cobertura populacional, ou seja, a porcentagem de mulheres que são submetidas ao exame de mamografia de rastreamento é muito baixa em todas as regiões no Brasil. A consequência do cenário atual é a baixa taxa de detecção precoce.

Mas parece que este não é o único problema. No Brasil temos uma taxa muito alta de diagnóstico de doenças muito avançadas. Isto não é decorrente da baixa cobertura da mamografia, mas sim, no atraso no diagnóstico e início do tratamento. Ou seja, muitas mulheres que notam alguma alteração na mama que pode ser associada ao câncer de mama demoram muito para fazer a biópsia. Não sabemos ao certo qual ou quais os motivos para o atraso, mas ele existe.

Desta forma, a mensagem que eu gostaria de deixar aqui é que, se você é mulher e não tem nenhuma alteração na mama, procure a unidade básica de saúde mais próxima ou o seu médico para buscar informações de quando e como você deve proceder para iniciar o rastreamento. Por outro lado, se você notar alguma alteração nas mamas como nódulo palpável, alterações da pele da mama ou do mamilo, você deve procurar assistência médica o quanto antes e, se a suspeita for que você pode estar com câncer de mama, procure a forma mais rápida de ser submetida à biópsia para confirmar ou excluir o diagnóstico da doença. Como já foi dito anteriormente, quanto antes a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.”

 

O Prof. Dr. Daniel possui Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995) e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC – Ribeirão Preto. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (2002 e 2007). Realizou Estágio de Doutorado pela Capes na Fox Chase Cancer Center no Breast Cancer Research Laboratory (Philadelphia, PA, EUA) na área de Biologia Molecular em 2006 e foi Pesquisador Visitante do Cancer Research UK na Universidade de Cambridge (2015-2016). Atualmente é Professor Associado Livre-Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa. Especialista em Oncologia Clínica e Mastologia. Atua principalmente nos seguintes temas: câncer de mama e biologia molecular do câncer, em especial, na análise de dados moleculares e genômicos em larga escala incluindo análise de microarray e sequenciamento de RNA e DNA.