ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO |
O Programa de Pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia possui uma área de concentração: Ginecologia e Obstetrícia e duas opções: Biologia da Reprodução para médicos de outras especialidades e para não médicos e Tocoginecologia para médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia. |
LINHAS DE PESQUISA E PROJETOS |
Linha de Pesquisa: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, CLÍNICOS, LABORATORIAIS E BIOMOLECULARES DAS INFECÇÕES EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Descrição: Estudar os diferentes aspectos de infecções bacterianas, virais e parasitarias na saúde da mulher. Estudar a transmissão vertical de bactérias, vírus, parasitas e fungos sob prisma da epidemiologia, dos recursos diagnósticos e dos avanços proporcionados pela ultrassonografia e biologia molecular, além de modernos recursos terapêuticos maternos e fetais.
Projeto temáticos desenvolvidos nesta linha – clique aqui
Orientadores: Profa. Dra. Silvana Maria Quintana | Prof. Dr. Geraldo Duarte
Linha de Pesquisa: ASPECTOS AMBIENTAIS, PSÍQUICOS, ANATÔMICOS, HORMONAIS E MOLECULARES DA RESPOSTA SEXUAL HUMANA
Descrição: Dedica-se a investigação da função sexual humana e das disfunções sexuais femininas e masculinas relacionadas aos fatores biológicos, psíquicos e ambientais associados a gênese das disfunções sexuais. Abordará a também a pesquisa dos transtornos da identidade de gênero (disforia de gênero).
Projeto temáticos desenvolvidos nesta linha – clique aqui
Orientadores: Profa. Dra. Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva | Profa. Dra. Lucia Alves da Silva Lara
Linha de Pesquisa: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, MOLECULARES, CLÍNICOS E CIRÚRGICOS ENVOLVIDOS NO PROGNÓSTICO DAS NEOPLASIAS GINECOLÓGICAS E DA MAMA
Descrição: Estuda-se, através de métodos quantitativos e qualitativos os fatores envolvidos na evolução do tumor e resposta ao tratamento em mulheres com neoplasias malignas do trato genital e da mama. Utiliza-se entrevistas, dados epidemiológicos de pacientes individuais e de registros de câncer, técnicas moleculares (análise proteica e genética) e revisões sistemáticas para se compreender o comportamento deste conjunto de doenças e predizer sobrevida e riscos associados às diversas modalidades de tratamento.
Projeto temáticos desenvolvidos nesta linha – clique aqui
Orientadores: Prof. Dr. Daniel Guimarães Tiezzi | Prof. Dr. Francisco José Candido dos Reis
| Prof. Dr. Hélio Humberto Angotti Carrara
Linha de Pesquisa: FARMACOCINÉTICA, METABOLISMO E TRANSFERÊNCIA PLACENTÁRIA DE DROGAS DURANTE A GESTAÇÃO
Descrição: Estudar as particularidades das drogas utilizadas durante a gestação com ênfase especial no comportamento farmacocinético e farmacogenético. Avaliar a taxa de transferência placentária das drogas e riscos para complicações no período perinatal.
Projeto temáticos desenvolvidos nesta linha – clique aqui
Orientadores: Profa. Dra. Elaine Christine Dantas Moisés | Prof. Dr. Ricardo de Carvalho Cavalli
| Prof. Dr. Geraldo Duarte
Linha de Pesquisa: IDENTIFICAÇÃO DE FATORES ETIOLÓGICOS E FISIOPATOLÓGICOS ASSOCIADOS À DOR PÉLVICA E À ENDOMETRIOSE, E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DESSAS CONDIÇÕES EM MULHERES
Descrição: Nesta linha estudamos parâmetros etiológicos, fisiopatológicos, diagnósticos e terapêuticos da dor pélvica e da endometriose na mulher. Focamos na abordagem integrativa de métodos de pesquisa epidemiológica, ambiental, genômica e molecular para a compreensão da fisiopatologia da dor pélvica e endometriose. Destacamos nesta linha tanto os estudos clínicos em humanos quanto o desenvolvimento de modelos experimentais.
Projeto temáticos desenvolvidos nesta linha – clique aqui
Orientadores: Profa. Dra. Juliana Meola | Prof. Dr. Julio Cesar Rosa e Silva
| Prof. Dr. Omero Benedicto Poli Neto
Linha de Pesquisa: INFERTILIDADE: MECANISMOS ETIOPATOGÊNICOS, FATORES PROGNÓSTICOS, PROPEDÊUTICA E INTERVENÇÕES DIAGNÓSTICAS TERAPÊUTICAS
Descrição: Estudar os diferentes mecanismos etiopatogênicos relacionados à infertilidade humana, bem como a abordagem diagnóstica e terapêutica. Além disso, objetiva-se avaliar os diferentes parâmetros envolvidos nos processos de gametogênese, fertilização, desenvolvimento embrionário e implantação, em humanos e modelos experimentais animais.
Projeto temáticos desenvolvidos nesta linha – clique aqui
Orientadores: Profa. Dra. Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva | Profa. Dra. Paula Andrea de Albuquerque Salles Navarro
| Profa. Dra. Rosana Maria dos Reis
| Prof. Dr. Fabricio da Silva Costa
Linha de Pesquisa: MECANISMOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO OVULATÓRIO E SUAS DISFUNÇÕES: ETIOPATOGENIA, ASPECTOS CLÍNICOS, METABÓLICOS, MOLECULARES, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICAS
Descrição: Estudar o processo ovulatório espontâneo ou induzido e suas disfunções, identificando mecanismos etiopatogênicos e as repercussões clínicas, metabólicas e moleculares destas condições, bem como avaliando diferentes métodos diagnósticos e novas opções terapêuticas.
Projeto temáticos desenvolvidos nesta linha – clique aqui
Orientadores: Profa. Dra. Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva | Profa. Dra. Rosana Maria dos Reis
Linha de Pesquisa: PADRÕES MORFOLÓGICOS E FUNCIONAIS DO DESENVOLVIMENTO FETAL E DAS ADAPTAÇÕES MATERNAS À GRAVIDEZ
Descrição: Estudar os fenômenos biológicos e biofísicos maternos e embrio-fetais que ocorrem na gravidez normal e patológica, fundamentando novos conceitos que o progresso tecnológico tem possibilitado entender, notadamente a ecografia.
Projeto temáticos desenvolvidos nesta linha – clique aqui
Orientadores: Profa. Dra. Alessandra Cristina Marcolin | Profa. Dra. Elaine Christine Dantas Moisés
| Prof. Dr. Fabricio da Silva Costa
| Prof. Dr. Geraldo Duarte
| Prof. Dr. Ricardo de Carvalho Cavalli
| Profa. Dra. Silvana Maria Quintana
| Prof. Dr. Conrado Milani Coutinho
Linha de Pesquisa: PLANEJAMENTO REPRODUTIVO: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, PSICOSSOCIAIS, CLÍNICOS E LABORATORIAIS
Descrição: O uso de contraceptivos é importante fator que reduz a morbimortalidade materna, evitando gestações não planejadas e suas complicações. Esta linha avalia os múltiplos aspectos do planejamento reprodutivo para contribuir com evidências sobre o uso seguro dos métodos contraceptivos.
Projeto temáticos desenvolvidos nesta linha – clique aqui
Orientadores: Profa. Dra. Carolina Sales Vieira
ISOLADOS
Projeto temáticos desenvolvidos nesta linha – clique aqui
Atualizado em 01/11/2024
Prof. Dr. Conrado Milani Coutinho