LABORATÓRIOS
  • Laboratório para Dosagens Hormonais
  • Laboratório de Fisiologia e Farmacologia Obstétrica
  • Laboratório de Andrologia
  • Laboratório de Cultivo Celular
  • Laboratório de Fertilização Assistida
  • Laboratório de Biologia Molecular (Métodos biomoleculares, como PCR em tempo real, PCR convencional, Western blotting, quantificação de ácidos nucléicos e proteínas e cultura de células)
  • Laboratório de Pesquisa em Pré-eclâmpsia (análises de biomarcadores humanos relacionados aos estudos da fisiopatologia da pré-eclâmpsia, além de outros projetos da área de Obstetrícia)

Além destas áreas físicas nominadas como parte do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, a FMRP possui outras dependências que são utilizadas pelos docentes e discentes do programa, tais como: o Laboratório de Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia e o Serviço de Biotério do Campus da USP de Ribeirão Preto. Vários outros laboratórios vinculados a diferentes Departamentos da Faculdade são utilizados através de parcerias com docentes de outras áreas.


CENTROS DE PESQUISA
Os centros constituem a infraestrutura para recrutamento e acompanhamento de sujeitos de pesquisas clínicas.
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • HC-Criança
  • Unidade de Emergência do HC-FMRP
  • Centro de Referência em Saúde da Mulher
  • Hospital Estadual Secundário de Américo Brasiliense
  • Centro de Saúde Escola da FMRP-USP
  • Centro Médico e Social Comunitário de Vila Lobato
  • Unidade de Saúde da Família César Aritta
  • Unidade Básica de Saúde Paulo Gomes Romeu

O Programa também desenvolve projetos com o apoio da Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) Ambulatorial do HCFMRP- USP. A UPC faz parte da Rede Nacional de Pesquisas Clínicas (RNPC) e participa dos estudos cooperativos nacionais patrocinados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. A missão é fornecer suporte para que pesquisas em seres humanos realizados no âmbito do HC-FMRP- USP que estejam em conformidade com as normas nacionais e internacionais de Boas Práticas em Pesquisa Clínica (BPPC – Good Clinical Practice/GCP) e sua Política de Qualidade que visa promover as condições adequadas para o desenvolvimento dos Projetos de pesquisa clínica com a confiabilidade e melhoria contínua dos processos. A UPC também fornece apoio logístico para execução de protocolos de pesquisa e fornecendo infraestrutura para pesquisa clínica, apoio administrativo e orientação para captação de recursos financeiros e capacitação de recursos humanos.


BIOBANCO E BIOREPOSITÓRIOS

O Programa também possui biobanco e biorepositórios distribuídos em suas áreas de pesquisa conforme segue abaixo:

  • Biobanco de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia – FMRP/USP. CONEP B-088 – Processo nº 25000.068334/2018-49; Responsável: Prof. Dr. Omero Benedicto Poli Neto.
  • Biorrepositório para banco de plasma e sangue total de mulheres com pré-eclâmpsia, que atualmente desenvolve estudos na fisiopatologia, marcadores biológicos e genéticos em mulheres com pré-eclâmpsia e que no futuro pretende avançar nos estudos genéticos associados a responsabilidade terapêutica destas pacientes. Este biorrepositório é compartilhado com a Profa. Dra. Valéria Cristina Sandrim, Professora Associado do Departamento de Farmacologia da Medicina da UNESP, em Botucatu-São Paulo. Responsável: Prof. Dr. Ricardo de Carvalho Cavalli.
  • Biorrepositório para banco de soro, plasma, sangue total e conteúdo vaginal de gestantes da coorte de Pré-Natal de Ribeirão Preto 2009/10 e Banco de soro, plasma e sangue total de sujeitos de pesquisa da coorte de nascimento de 2010 de Ribeirão Preto do projeto: “Fatores etiológicos do nascimento pré-termo e consequências dos fatores perinatais na saúde da criança: coortes de nascimentos em duas cidades brasileiras”, desenvolvido conjuntamente com a cidade de São Luís. Pretende-se utilizar este biorrepositório futuramente para as amostras de mulheres da coorte de pré-natal e as crianças da coorte de 2010 no estudo: “Manutenção da saúde no ciclo vital e no desenvolvimento de precursores de doenças crônicas”. Este biorrepositório é compartilhado com a Profa. Heloisa Bettiol do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP e o Prof. Antonio Augusto Moura da Silva da Universidade Federal do Maranhão, o Prof. Ricardo Carvalho Cavalli, orientador do nosso Programa, é membro do projeto. Processo HC nº 4116/2008; Responsável: Prof. Dr. Marco Antonio Barbieri.
  • Biorrepositório para banco de soro, plasma, sangue total e DNA de sujeitos de pesquisa das coortes de nascimento de Ribeirão Preto dos anos de 1978/79 e 1994 com o estudo: “Determinantes ao longo do ciclo vital da obesidade, precursores de doenças crônicas, capital humano e saúde mental”. Uma contribuição das coortes de nascimento brasileiras para o SUS, juntamente com São Luís e Pelotas. Este biorrepositório é compartilhado com a Profa. Heloisa Bettiol do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP e os Profs. Antonio Augusto Moura da Silva da Universidade Federal do Maranhão e Aloisio Jardim Dornelas da Universidade Federal de Pelotas, o Prof. Ricardo Carvalho Cavalli, orientador do nosso Programa, é membro do projeto. Processo CAAE: 45485915.7.0000.5440; Responsável: Prof. Dr. Marco Antonio Barbieri.
  • Biorrepositório de endometriose, tendo estocado amostras de fluido peritonial, sangue, soro e plasma, além de tecido endometriótico e endométrio de pacientes com endometriose desde 2008. No momento este biorrepositório está vinculado ao projeto de pesquisa: “Expressão diferencial de genes e microRNAs relacionados com as vias de adesão e apoptose em lesões profundas e superficiais de pacientes com endometriose”. Processo HCRP n°12514/2017; Responsável: Prof. Dr. Jullio Cesar Rosa e Silva.
  • Biorrepositório de pólipo endometrial, contém amostras de pólipo endometrial, sangue e soro de pacientes com pólipo endometrial desde 2014. No momento este biorepositório está vinculado ao projeto de pesquisa: “Análise da expressão gênica diferencial entre pólipos endometriais sintomáticos e assintomáticos”. Processo CAAE: 25128813.2.0000.5440; Responsável: Prof. Dr. Jullio Cesar Rosa e Silva.
  • Biorrepositório de Biópsias do colo uterino e lavado cérvico vaginal, para avaliação da resposta imune no trato genital inferior feminino associado aos processos infecciosos. Responsável: Profa. Dra. Silvana Maria Quintana.
  • Biorrepositório de amostras de plasma e sangue total de pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos desde 2000 para pesquisas atuais e futuras. Responsável: Profa. Dra. Rosana Maria dos Reis.
  • Biorrepositório de amostras de plasma e sangue total de pacientes com infertilidade conjugal submetidas a ciclo de Fertilização in vitro desde 2006 para pesquisas atuais e futuras. Processo HCRP n°9698/2006; Responsável: Prof. Dr. Rui Alberto Ferriani.
  • Biorrepositório de amostras de células da granulosa e fluido folicular de pacientes submetidas a ciclo de Fertilização in vitro desde 2008 para pesquisas atuais e futuras. Processo HCRP n°5698/2008; Responsável: Profa. Dra. Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva.
  • Biorrepositório de amostras de tecido ovariano do HCFMRP-USP do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia desde 2009 para pesquisas atuais e futuras. Processo HCRP n°541/2009; Responsável: Profa. Dra. Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva.
  • Biorrepositório de prolapso genital, tendo estocado amostra de tecido de prolapso genital decorrente de cirurgias uroginecológicas desde 2013 vinculado ao projeto de pesquisa: “Análise de Polimorfismos nos Genes Responsáveis pela Síntese das Enzimas LOX e LOXL1 em Mulheres com Prolapso de Órgãos Pélvicos”. Responsável: Prof. Dr. Luiz Gustavo Oliveira Brito
  • Biorrepositório de células-tronco mesenquimais obtidas de fluxo menstrual, endométrio e lesão de endometriose desde 2015 vinculado ao projeto de pesquisa: “Células-tronco mesenquimais (eMSC) e perspectivas na etiopatogenia da endometriose: perfil de transcritos e impacto do fluido peritoneal”. A partir de 2020, este biorrepositório está sendo compartilhado com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em nome do Prof Dr Sérgio Podgaec. Processo HCRP nº 3644/2019; Responsável Juliana Meola Lovato.

REPOSITÓRIO DE DADOS CIENTÍFICOS

Repositórios oferecem aos autores a opção de hospedar os dados associados a um manuscrito de forma confidencial e fornecer acesso anônimo para revisores antes do lançamento público.


RECURSOS HUMANOS E SERVIÇOS
  • Recursos humanos para preparação de artigos na língua inglesa;
  • Apoio técnico capacitado nos laboratórios de pesquisa que auxiliam no desenvolvimento de técnicas laboratoriais;
  • Serviço de Apoio e Gestão de projeto da FMRP-USP;
  • Apoio estatístico para consultoria na elaboração de projetos de pesquisa, avaliação do desenho metodológico, análise estatísticas dos resultados obtidos e auxílio na publicação dos artigos científicos.

INFORMÁTICA

O Departamento conta com a assessoria da Seção Técnica de Informática da FMRP-USP que é responsável pelas manutenções dos serviços de redes (servidor de e-mail, servidor de domínio, hospedagem de sites, aplicações Web), gerenciamento de banco de dados e desenvolvimento de sistemas, suporte técnico e também contamos com a assessoria exclusiva e permanente de um analista de sistema dando suporte tanto operacional quanto no desenvolvimento de formulários eletrônicos para captura e gerenciamento das informações coletadas durante as pesquisas; desenvolvimento e atualização do web site do Programa com suporte de idiomas; orientação técnica para aquisição de equipamentos e materiais de consumo de informática. O Departamento possui 56 computadores entre desktops e notebooks, estes últimos, são utilizados para coletas de dados em diferentes localidades onde o pesquisador acessa o sistema remotamente e alimenta as bases de dados. Temos também disponível um servidor com o RedCaP, aplicativo gratuito, disponível online onde as coletas de dados são personalizadas de acordo com as necessidades de cada estudo ou ensaio clínico. Além da utilização para pesquisa e a ferramenta REDcap é utilizada para na gestão Programa, desde o formulário de inscrição online até o processo de seleção, onde o candidato além dos documentos pessoais realiza a inserção do seu currículo acadêmico, estes dados são armazenados e são atribuídos automaticamente os pesos equivalentes ao roteiro de seleção e disponibilizados para a comissão julgadora. Também utilizamos a plataforma Moodle Stoa como ambiente virtual para o ensino à distância. Na questão de mobilidade, tanto a área do Departamento quanto os laboratórios estão providos de sinal de rede sem-fio USPnet. Contamos com servidores que gerenciam diversos bancos de dados utilizados pelos pesquisadores, tendo atualmente projetos compartilhados entre diversas Universidades. Possuímos três salas equipadas com projetores multimídia de alta resolução, sistema para recepção de áudio/vídeo das cirurgias originárias do Centro Cirúrgico e equipamentos para a realização de webconferência e videoconferência.


BIBLIOTECA

A Biblioteca Central do Campus USP de Ribeirão Preto foi criada em 1952 e possui uma área física de 4.243 m². O seu acervo hoje é formado por 134.335 mil livros, 5.411 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros impressos dos quais 203 são recebidos correntemente, o acervo on-line conta com mais de 37.000 revistas científicas e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP 22.480 teses e dissertações. O Departamento de Ginecologia e Obstetrícia também conta com uma biblioteca local onde são disponibilizados materiais específicos e atualizados na área de Ginecologia e Obstetrícia e um acervo físico das dissertações e teses defendidas no Programa desde sua criação. Os alunos têm a sua disposição computadores com acesso à internet nas dependências do Programa e acesso ao sistema de VPN, o qual permite o acesso remoto aos principais portais de periódicos disponibilizados para a USP (SibiUSP), como o portal de periódicos (CAPES) com mais de 30.000 periódicos com textos completos, PubMed, SIBInet, MD Consult e outros sites de busca.


COMITÊ E COMISSÕES DE PESQUISA

Atualizado em 18/05/2021