PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Processo seletivo

O candidato à pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto deverá estabelecer um contato prévio com o programa de interesse a fim de definir o plano de pesquisa e orientador. Para isso deverá consultar junto ao Programa as linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação de seu interesse e em seguida entrar em contato com os docentes responsáveis verificando a possibilidade de orientação. As inscrições serão realizadas na Secretaria do Programa, dentro do período estabelecido pela Comissão de Pós-graduação da FMRP.

Lembramos ainda que a comprovação de proficiência em língua inglesa deve ser feita antes do exame de seleção (ver informações abaixo), pois é requisito eliminatório. Estrangeiros, deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa, atestada pelo CELPE-BRAS (http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/), outorgado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e reconhecido pela Comissão de Pós-graduação ou conforme “NORMAS DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO-USP”

Nesta Faculdade, o mestrado deverá ser realizado no máximo em 3 anos e o doutorado no máximo em 4 anos. Os cursos são gratuitos.

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CALENDÁRIO 2º SEMESTRE DE 2017

Mestrado
Data da inscrição: 02 a 08/05/2017
Data da Seleção: 17/05/17

Doutorado e Doutorado Direto
Data da inscrição: 02 a 08/05 a 31/10/2017
Data da Seleção: 17/05/17 (*)
(*) Para inscrições realizadas no período de 02 a 08/05 as demais até 5 semanas após a data da inscrição.

VAGAS

Mestrado
Biologia da Reprodução: 10 vagas
Tocoginecologia: 10 vagas

Doutorado e Doutorado Direto
Biologia da Reprodução: 10 vagas
Tocoginecologia: 10 vagas

INSCRIÇÃO

A inscrição será realizada em DUAS ETAPAS, sendo a primeira referente aos documentos pessoais e projeto e a segunda referente ao curriculum vitae documentado. Portanto, antes de iniciar a inscrição no link providencie os documentos conforme segue abaixo:

BOTAO

Mestrado

– Requerimento de Inscrição (preencha, assine, digitalize e salve arquivo pdf)
– Recomendação circunstanciada do provável orientador (digitalize e salve em arquivo pdf)
Declaração de aceite (preencha, assine, digitalize e salve em pdf)
– Diploma de Graduação (frente e verso) ou Atestado de Conclusão (constando obrigatoriamente, dia, mês e ano de conclusão e colação de grau), (digitalize e salve em um único arquivo em pdf)
– Histórico Escolar da Graduação (digitalize e salve em um único arquivo em pdf)
– Certidão de Nascimento ou Casamento (digitalize e salve em um único arquivo em pdf)
– Cédula de Identidade (não serão aceitos Registros Profissionais nem o CNH), Título de Eleitor, CIC / CPF e Documento Militar (digitalize e salve em um único arquivo em pdf)
– Recibo de recolhimento de taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (clique aqui para gerar o boleto), (digitalize o comprovante e salve em arquivo pdf)
– Cópia do RNE (Registro Nacional para Estrangeiro) ou Protocolo do RNE (OBRIGATÓRIO), (digitalize e salve em um único arquivo em pdf)
– Certificado de Residência Médica credenciada e/ou portadores de Título de Especialista outorgado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia para a opção Tocoginecologia (digitalize o certificado frente e verso e salve em um único arquivo pdf)
– Comprovante de Proficiência em Inglês (conforme exames TEAP, TOEFL, ALLUMINI, IELTS e CAMBRIDGE, considerando aproveitamento igual ou superior a 60% da nota máxima), (digitalize e salve em um único arquivo pdf)
– Comprovante de Proficiência em Português para estrangeiros (conforme exame CELPE-BRAS, considerando aproveitamento igual ou superior a 60% da nota máxima), (digitalize e salve em um único arquivo em pdf)
– Projeto de Pesquisa (salvar em arquivo pdf)
– Comprovante de aprovação do Projeto de Pesquisa pela Comissão de Pesquisa do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (salvar em arquivo pdf)
– Comprovante da Plataforma Brasil referente a submissão do Projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa do HCFMRP (salvar em arquivo pdf)

– Curriculum Vitae com os comprovantes (Clique aqui)

Doutorado e Doutorado Direto

– Requerimento de Inscrição (preencha, assine, digitalize e salve em arquivo pdf)
– Recomendação circunstanciada do provável orientador (digitalize e salve em arquivo pdf)
Declaração de aceite (preencha, assine, digitalize e salve em arquivo pdf)
– Diploma de Graduação (frente e verso) ou Atestado de Conclusão (constando obrigatoriamente, dia, mês e ano de conclusão e colação de grau), (digitalize e salve em um único arquivo pdf)
– Histórico Escolar da Graduação (digitalize e salve em um único arquivo pdf)
– Diploma e Histórico Escolar do Mestrado (digitalize e salve em um único arquivo pdf)
– Certidão de Nascimento ou Casamento (digitalize e salve em um único arquivo pdf)
– Cédula de Identidade (não serão aceitos Registros Profissionais nem o CNH), Título de Eleitor, CIC / CPF e Documento Militar (digitalize e salve em um único arquivo pdf)
– Recibo de recolhimento de taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (clique aqui para gerar o boleto), (digitalize o comprovante e salve em arquivo pdf)
– Cópia do RNE (Registro Nacional para Estrangeiro) ou Protocolo do RNE (OBRIGATÓRIO), (digitalize e salve em um único arquivo pdf)
– Certificado de Residência Médica credenciada e/ou portadores de Título de Especialista outorgado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia para a opção Tocoginecologia (digitalize o certificado frente e verso e salve em um único arquivo pdf)
– Comprovante de Proficiência em Inglês (conforme exames TEAP, TOEFL, ALLUMINI, IELTS e CAMBRIDGE, considerando aproveitamento igual ou superior a 70% da nota máxima), (digitalize e salve em um único arquivo pdf)
– Comprovante de Proficiência em Português para estrangeiros (conforme exame CELPE-BRAS, considerando aproveitamento igual ou superior a 60% da nota máxima), (digitalize e salve em um único arquivo pdf)
– Projeto de Pesquisa (salvar em arquivo pdf)
– Comprovante de aprovação do Projeto de Pesquisa pela Comissão de Pesquisa do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (salvar em arquivo pdf)
– Comprovante da Plataforma Brasil referente a submissão do Projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa do HCFMRP (salvar em arquivo pdf)
– Artigo científico publicado relacionado ao mestrado para o Doutorado com mestrado prévio no Programa (salvar em arquivo pdf)

– Curriculum Vitae com os comprovantes (Clique aqui)

Sugestões:

– Para unir os arquivos em pdf sugerimos utilizar o site https://smallpdf.com/merge-pdf

– O sistema permite que as informações sejam salvas para continuar o preenchimento posteriormente.

– Todas as informações serão de inteira responsabilidade do candidato, não podendo ser alterada após a finalização da inscrição.

 

SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Mestrado

Análise de Currículo
Histórico Escolar, Produção Bibliográfica (trabalhos publicados e trabalhos em congresso), Iniciação Científica e Estágios de longa duração (especialização ou residência médica).
Nota de 0 a 10 – Peso 8 – Nota mínima 5

Arguição do Currículo e do Projeto de Pesquisa
A avaliação/arguição do currículo será realizada pelos membros da CCP. Na arguição do projeto (apresentação resumida no máximo 10 minutos para banca avaliadora) serão avaliados: a proposta científica, metodologia e coerência, principalmente a justificativa e objetivos.
Nota de 0 a 10 – Peso 2 – Nota mínima 5

Nota final
Média 5

Doutorado e Doutorado Direto

Análise de Currículo
Histórico Escolar, Produção Bibliográfica com ênfase na experiência prévia do mestrado (trabalhos publicados e trabalhos em congresso), Iniciação Científica e Estágios de longa duração (especialização ou residência médica).
Nota de 0 a 10 – Peso 8 – Nota mínima 5

Arguição do Currículo e do Projeto de Pesquisa
A avaliação/arguição do currículo será realizada pelos membros da CCP. Na arguição do projeto (apresentação resumida no máximo 10 minutos para banca avaliadora) serão avaliados: proposta científica, metodologia e coerência, principalmente a justificativa, objetivos e desenho metodológico.
Nota de 0 a 10 – Peso 2 – Nota mínima 5

Nota final
Média 5

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

– Requerimento de Matrícula

– 01 foto 3×4

Termo de matrícula